in , , ,

A milenar técnica do Tebori

O Tebori (que significa gravar, entalhar com a mão) é uma tradicional técnica japonesa que surgiu no final do século 18 – começo do século 19, e consiste em usar várias agulhas de aço enfileiradas, presas a uma haste de bambu, madeira ou marfim.

Essa ferramenta é segurada com uma mão, com a outra estica-se a pele a ser tatuada e o desenho vai sendo formado pressionando-se a ferramenta manualmente contra a pele. É preciso grande conhecimento e experiência para tatuar usando esse método, ajustar a força usada, a angulação e o modo como as agulhas devem penetrar na derme. Muitas vezes os aprendizes praticavam em sua própria pele a fim de atingir a perfeição.

Na época em que foi criada, a tatuagem era estritamente proibida. Por isso, os tatuadores tinham que trabalhar em suas casas com a maior discrição possível. Os clientes conseguiam chegar a eles apenas pelo boca a boca e se fossem pegos, seriam punidos pelo imperador.

tebori2

Os aprendizes desta técnica costumavam viver com seus mestres e eram treinados por cinco anos apenas observando o trabalho de aplicação, o preparo de tintas artesanais e os métodos de desenho. Após o longo treinamento, trabalhavam de forma independente por um ano, entregando todos os ganhos ao seu mestre, como sinal de gratidão e respeito.

São diversas as técnicas usadas no Tebori, e o número de agulhas varia de acordo com o tatuador e com o que o tatuador irá fazer. Por exemplo, no Sujibori (contorno) usa-se cerca de 4 a 7 agulhas, já no Bokashibori (sombreamento) usa-se geralmente dois conjuntos de agulhas, um de 12 e outro de 13 (ou até mais), colocados um sob o outro, de forma que um fique mais recuado que o outro.

A escolha dos desenhos também é de grande importância para os tatuadores mais tradicionais, devendo-se respeitar as 4 estações do ano e não misturá-las. Por exemplo, tatuar um crisântemo e uma cerejeira juntas não é visto com bons olhos pelos profissionais que aprenderam a tatuar antigamente, pois o crisântemo e a cerejeira não florescem na mesma estação, enquanto uma floresce no outono, a outra floresce no inverno.

No Brasil você pode encontrar esta técnica no estúdio do Toshio Shimada, o Shimada tattoo que fica no bairro da liberdade.

What do you think?

1 point
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Tattoaria

Written by Tattoaria

Nós conectamos os apaixonados pelo rabisco a artistas e estúdios do Brasil e do exterior. E resumos sobre o que da cor as nossas vidas: tatuagem. Get inspired. Get inked.

Britânicos são fotografados com e sem roupas

QUIZ: Build Your Ideal Date And We’ll Tell You Who You Are. Personality Quiz