in ,

Ronit Baranga choca ao tatuar bebês. Mas calma: são de mentira

Não há quem resista quando veja um bebê: são figuras imediatamente associados à inocência e pureza. Até você conhecer as artes do escultor Ronit Baranga, que cria doces criaturinhas de cerâmica para tatuá-las.

Natural de Israel, Ronit Baranga rompe a barreira entre o imóvel e o vivo com criações de cerâmica que surpreendem e chegam a perturbar de tão assustadoramente reais. Utensílios de mesa ou de cozinha, por exemplo, deixam de ser passivos nas mãos do artista e se tornam objetos ativos, conscientes de si e de seus arredores. Tudo com um detalhamento tão minucioso que quem vê fica em dúvida se é de verdade ou não.

R1

E recentemente encantou ao mesmo tempo que chocou com a série “Tattooed Babies”, em que apresenta esculturas de bebês recém-nascidos com intrigantes tatuagens corporais. São criações suaves, frágeis e fascinantes, que exploram de maneiras totalmente distintas nossa relação com o corpo humano e as marcas físicas (e até mesmo psicológicas!) que nos compõem.

R2

Sobre o cerne de seu trabalho, o Ronit Baranga explica que há muito mais representado por trás de cada uma dessas tatuagens em seres tão frágeis e delicados: “fiquei interessado no abismo entre a tranquilidade e a absoluta falta de consciência de um lado e, do outro lado, o ato dominante que deixará uma marca permanente.

R3

A tatuagem como metáfora da percepção, pensamentos e entendimentos que inserimos sob a pele de nossos filhos, um conteúdo que se tornará parte de suas vidas para sempre, mesmo que eles não estejam cientes disso agora. Trata-se de um conteúdo que nossos pais têm tatuado em nós”, explica ele.

R4R8 R9 R10

Se é belo ou chocante, encantador ou assustador, isso fica por conta do seu critério. Porém, se você se interessou, pode visualizar todo o trabalho do cara em seu portfólio, ou em sua conta no Instagram.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Tattoaria

Written by Tattoaria

Nós conectamos os apaixonados pelo rabisco a artistas e estúdios do Brasil e do exterior. E resumos sobre o que da cor as nossas vidas: tatuagem. Get inspired. Get inked.

As ilustrações de Adrian Hogan em copos

As artes de Kate O’Hara te levam para um mundo mágico – e sombrio